2know: Abacate

O abacate é considerado um alimento bastante nutritivo e com um ótimo perfil nutricional. É rico em gorduras benéficas à saúde cardiovascular, como as gorduras monoinsaturadas. Esse tipo de gordura ajuda a reduzir o colesterol total, o LDL colesterol, também denominado como o “mau colesterol” e os triglicéridos, e aumenta os níveis de HDL – “bom colesterol”.

As gorduras monoinsaturadas são também encontradas no azeite, sementes e vários tipos de nozes. Ao contrário das “más” gorduras presentes na manteiga e no fast food, estas são benéficas para o músculo cardíaco e para o controlo dos níveis de colesterol.  

Para além disto, o abacate possui baixo teor de hidratos de carbono e proteínas. A nível de minerais, é rico em fósforo, magnésio, potássio e ferro. No que se refere às vitaminas, é boa fonte de vitamina A, E, B9 (ácido fólico). É ainda rico em fitonutrientes.

Apesar de ter inúmeros benefícios, apresenta um elevado valor energético em comparação com outros frutos ou vegetais, por isso, o seu consumo deve ser moderado!

Podemos então concluir que as gorduras saudáveis, os micronutrientes e os componentes bioativos contidos no abacate são os responsáveis por estes importantes benefícios para o sistema cardiovascular.

 

@dianasousanutri

Sale

Unavailable

Sold Out