2know: Banana

 

1 Banana (100g)
Kcal 104
Lípidos  0,4
HC 21,8
Fibra 3,1
Proteína 1,6
Água 72,1
Potássio 430
Magnéssio 28
Vit.C 10

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos – Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge.

 

É uma fruta que está muito associado ao exercício físico devido à sua composição com níveis elevados de magnésio, potássio e vitamina B6, micronutrientes que ajudam na recuperação e saúde muscular.

Do ponto de vista nutricional, a banana é uma fruta rica em hidratos de carbono complexos e simples como a – sacarose, frutose e glicose.

Boa fonte de fibra, benéfica para regular o nosso trânsito intestinal, e nos fornecer saciedade.

Apresenta uma concentração significativa de potássio (430mg/100g), mineral necessário à contração muscular, regulação da tensão arterial e no equilíbrio de fluídos, e magnésio (28mg/100g) mineral associado para evitar cãibras e retardar a fadiga muscular.

Rica em vitaminas do complexo B, mas também em vitamina C.

É considerado um ótimo alimento para dar um boost de energia necessária para treinar.

Deixo-vos aqui uma receita pré-treino, simples e fácil de fazer.

Ingredientes:

  • 2 bananas
  • 2 ovos
  • Canela a gosto

Preparação:

  1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e homogenize.
  2. Aqueça bem uma frigideira anti-aderente.
  3. Coloque em lume brando e coloque a massa em pequenas porções.
  4. Quando a massa começar a formar furinhos, está pronta a virar.
  5. Assim que dourar, está pronta!!

Bons treinos!

 

@dianasousanutri

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