2know: Chia

As sementes de chia são consideradas um superalimento pois as suas propriedades nutricionais proporcionam diversos benefícios para a saúde.

Uma colher de sopa de sementes de chia possuí cerca de 40 calorias, 4g de fibra, 2g de proteína vegetal e 70mg de cálcio (7% da dose diária recomendada).

Para além destes apresenta também boas quantidades de omega 3 e de antioxidantes.

E é devido à sua composição em proteína, omega 3 e fibras, que as sementes de chia podem ser uma boa ajuda no emagrecimento.

Mais especificamente: a fibra destas sementes ao chegar ao estômago vai formar uma espécie de gel  e  ocupar um maior volume, o que vai conferir uma maior saciedade. Estas fibras solúveis vão atrasar o esvaziamento gástrico o que se vai traduzir em informação ao cérebro de que se está satisfeito.

Este gel de fibras solúveis vai também regular o trânsito intestinal e diminuir a absorção de gordura no intestino.

Para se ter este benefício é recomendado no máximo o consumo diário de 2 colheres de sopa de sementes de chia, preferencialmente hidratadas, em água, sopa ou iogurtes.

As sementes de chia podem ser utilizadas das mais variadas maneiras:

- Polvilhadas em iogurtes, sopas e saladas

- Em panquecas e omeletes

- Em papas de aveia

- Em sumos naturais e batidos

- Pudim de chia: 2 colheres de sopa de chia; 100ml de bebida vegetal sem açúcar; 6 morangos triturados com uma folha de hortelã (ou outra fruta a gosto). Misturar muito bem a chia com a bebida vegetal e levar ao frigorífico pelo menos 2h, ou de um dia para o outro, servir com o puré de fruta.

Como nenhum alimento por si só emagrece ou engorda, o ideal para um bom emagrecimento é ter uma alimentação saudável, equilibrada e em défice calórico, beber água e praticar alguma atividade física.

 

@sarafrazaonutricionista

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