2know: Desidratação

É indiscutível a importância da água e as funções que desempenha no nosso organismo. Não é à toa que mais de metade do nosso corpo é constituído por água.

Ingerir água nem sempre é tarefa fácil e garantir as necessidades hídricas torna-se um enorme desafio. Ou porque não gostamos, ou porque não sentimos sede, ou porque está frio e “não puxa beber água”, ou porque simplesmente não nos lembramos. Estes são alguns dos argumentos que vou ouvindo em consulta.

Estas necessidades não são iguais para todos e variam com alguns fatores como a temperatura exterior, nível de transpiração, e fatores como o género, idade, nível de atividade física, presença de alguma condição clínica, entre outros. Respeitar as recomendações gerais ( 8 copos de água ou 1,5L por dia) já é uma bom principio para começar.

Mas sabia que a desidratação corporal pode levar a sintomas  como cansaço, dores de cabeça, falta de energia ou mesmo de concentração? Na realidade, um organismo desidratado pode ter estes sintomas e outros como prisão de vente, cãibras, pele seca e alterações da cor e cheiro da urina.

Se identifica estes sintomas com alguma persistência, talvez não esteja a atingir as necessidades hídricas que necessita. Tome nota de algumas estratégias para aumentar a ingestão de água:

  • Inicie o dia com 1 copo de água ( tenha sempre um copo de água na sua mesa de cabeceira);
  • Se não gosta de água pura, aposte em chás/infusões sem adição de açúcar e/ou águas aromatizadas ( Por exemplo: Infusão de hortelã-menta, gengibre e canela ou água aromatizada com citrinos, folhas de hortelã, rodelas de pepino, pau de canela);
  • Acompanhe sempre as refeições do almoço e jantar com um prato de sopa;
  • Aumente a ingestão de frutas e legumes que, no geral, têm uma boa composição em água.
  • Tenha uma meta objetiva e quantificável, seja através dos 8 copos de água por dia, seja através de garrafas diárias ( nota: arranje uma garrafa bonita para andar sempre consigo ou ter na sua secretária);
  • Coloque alarmes no seu telemóvel, ou utilize Apps que o ajude a lembrar da ingestão (exemplos de apps: “água reminder” ou a “My water”).

 

@susanabarros_nutri

Sale

Unavailable

Sold Out