2know: Gengibre


O gengibre é o rizoma (raiz carnuda) de uma planta herbácea pertencente à família das
Zingiberaceae, na qual se inclui também a curcuma e o cardomamo.
Esta especiaria, de sabor picante e aromático, pode ser usada das mais variadas formas: pode ser consumida fresca ou seca, em crú ou adicionada a bebidas como chás e infusões, sopas, assim como aos mais diversos pratos, iogurtes e saladas.

Além de potenciar os sabores e aromas das preparações culinárias, a raíz do gengibre contém determinados compostos bioativos (nos quais se destacam os fitonutrientes, compostos fenólicos e flavonoides), que afetam positivamente várias funções fisiológicas no organismo, reduzindo o risco de determinadas doenças e melhorando também o bem estar geral.

Estas propriedades medicinais são responsáveis para que hoje em dia, o gengibre seja intitulado como um alimento funcional.

Benefícios para a saúde:

  1. Propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes - o gingerol é o principal composto bioativo do gengibre, responsável pela ação antioxidante e anti-inflamatória.

  2. Fortalece o sistema imunitário - a sua ação anti-inflamatória, melhora as defesas do organismo, sendo essencial para a prevenção de gripes e constipações.

  3. Analgésico natural - permite aliviar as dores articulares e musculares.

  4. Melhora o rendimento desportivo - a sua ação antioxidante é um forte aliado dos desportistas eliminando radicais livres produzidos pelo esforço físico, atuando também contra inflamações provocadas pelo próprio treino.

  5. Ação antimicrobiana e antifúngica - alguns estudos sugerem a capacidade do gengibre suprimir o crescimento microorganismos.

  1. Redução de náuseas e vómitos - uma das principais utilizações do gengibre é ao nível do sistema digestivo. O gingerol é o composto responsável pela redução de sintomas de náuseas, vómitos e flatulência.

  2. Melhora a digestão e reduz cólicas pré-menstruais - o gengibre acelera o esvaziamento gástrico, sendo vantajoso para uma melhor digestão e alivio dos sintomas pré-menstruais.

  3. Controlo da pressão arterial- o potássio, mineral encontrado no gengibre em quantidades significativas, permite manter a pressão arterial dentro de valores normais, contribuindo para a saúde do coração.

  4. Controlo da glicemia- o gengibre reduz os níveis de açúcar no sangue e melhora vários fatores de risco de doenças cardíacas em pessoas com diabetes tipo 2.

10. Efeito termogénico

Sugestão de consumo: Chá de gengibre

Acrescentar uma raspa da raíz de gengibre, com cerca de 2 cm, a um litro de água, ferver alguns minutos. Pode adicionar 1 pau de canela para aromatizar mais o seu chá.

 

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