2know: Demolhar as Leguminosas

É importante demolhar as leguminosas? Porquê?

A resposta é sim! Acredito que seja algo habitual e de certeza que já ouviram falar no tema mas será que sabem os reais motivos?

Há muitas pessoas que têm dificuldade em digerir as leguminosas e sentem-se inchadas após a sua ingestão. Vou tentar ajudar!

As leguminosas e a maioria dos cereais integrais contêm alguns constituintes que lhes conferem proteção até ao momento de germinarem. Um desses constituintes é o ácido fítico.

O ácido fítico é um composto que, quando ingerido, liga-se a minerais como o zinco, ferro e cálcio impedindo que o organismo consiga absorver de forma eficaz estes nutrientes, por este motivo é denominado de anti-nutriente.

Sendo assim é sempre importante demolhar estes alimentos para aumentar a sua biodisponibilidade. O ideal é demolhar de um dia para o outro (24h) mas alguns cereais bastam entre 6 a 8 horas. No final a água deve ser rejeitada e nunca deve ser consumida. Podem ainda acrescentar à água de demolhar um pedaço de alga Kombu, que vai facilitar a digestão.

Vantagens de demolhar:

  • Melhora a digestão
  • Aumenta a absorção de minerais pelo organismo
  • Diminui o tempo de cozedura

 

@anacorreia.nutricionista

Sale

Unavailable

Sold Out