2know: Sabia que metade do seu prato deveria ser hortícolas?

É muito comum ouvirmos como conselho na composição de um prato principal “metade deve ser preenchido por salada/legumes, ¼ por uma fonte proteica e ¼ por uma fonte de hidratos de carbono”. Mais uma vez depende muito da pessoa, dos seus objetivos e das suas necessidades nutricionais, mas para a maioria poderá ser realmente um bom ponto de partida!

Muitas pessoas olham para os hortícolas como um acompanhamento dispensável, quando deveria ser o grupo a privilegiar na refeição e a incluir sempre! Não só pela sua riqueza nutricional mas também como uma forma de conferir saciedade e de, indiretamente, evitar exageros nas quantidades de hidratos de carbono e/ou proteína. Desta forma, o prato fica mais equilibrado relativamente ao seu valor energético e nutricionalmente mais rico!

Os hortícolas são particularmente ricos em vitaminas e minerais, apresentando um elevado conteúdo em antioxidantes. O seu consumo nas quantidades adequadas associa-se a um efeito protetor para doenças como a obesidade, doença cardiovascular e a diabetes tipo 2, cada vez mais prevalentes na sociedade ocidental.

Apresentam um baixo valor energético e são muito ricos em fibra. Auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo, particularmente no trânsito intestinal (por exemplo, na diminuição da obstipação). Além disso, o consumo de fibra contribui para um maior efeito a nível da saciedade, o que reforça a importância da sua inclusão nas refeições.

O ideal será variar o mais possível para conseguir ingerir um leque mais diversificado de micronutrientes.

Para quem não é grande apreciador, o motivo poderá estar relacionado com o seu sabor ou apenas com a sua textura. Uma boa forma é inovar nas suas formas de preparação: adicionar especiarias, ervas aromáticas, fazer purés, assar no forno, saltear, grelhar… a imaginação é o limite! Devemos sempre fazer várias tentativas distintas com o mesmo alimento antes de assumirmos que não gostamos. Dê uma nova oportunidade a este grupo tão rico e colorido! Fica o desafio e bom apetite!

 

@anacorreia.nutricionista

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