2know: Tapioca

A tapioca é um alimento produzido a partir da fécula extraída das raízes da mandioca – tubérculo da família da inhame e batata-doce. É um hidrato de carbono de elevado índice glicémico e grande fornecedor de energia.

Em termos nutricionais a tapioca é:

  • Pobre em gordura e proteína;
  • Pobre em fibras;
  • Rica em hidratos de carbono simples;
  • Isenta de glúten – boa opção para os celíacos!

Sendo um alimento rico em hidratos de carbono simples, ou seja, de rápida absorção e de fácil digestão, é considerado um ótimo pré-treino.

Os hidratos de carbono simples, também chamados de açúcares, são moléculas pequenas que passam rapidamente a parede do intestino, chegando então à corrente sanguínea. Deste modo o fornecimento de glicose aos diversos órgãos é rápido, o que torna-se bastante interessante no exercício físico cujo dispêndio energético seja elevado, uma vez que, irá fornecer toda a energia necessária.

Como pré-treino pode rechear a tapioca com fruta a gosto, mel, compota, marmelada ou geleia.

Caso seja utilizada como pós-treino, aconselho a rechear a mesma com uma fonte de proteína de alto valor biológico como frango desfiado, atum ou ovos.

 

@dianasousanutri

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