8 Alimentos Essenciais Na Dieta Vegetariana

Os estudos internacionais apontam para um aumento do número de vegetarianos a cada ano. Este aumento deve-se a diversos factores, mas um dos principais é a preocupação com a proteção do meio ambiente e dos animais, sobretudo na população com acesso a mais informação.

 

 

De forma a ser completa e equilibrada a alimentação vegetariana deve ter presente 8 alimentos essenciais:

  1. Fruta
  2. Hortícolas
  3. Laticinios ou alternativas vegetais - Leite*, bebida vegetal, iogurte*, queijo* (ou as alternativas vegetais), leite fermentado*
  4. Leguminosas e derivados – leguminosas (feijão, grão, ervilhas, lentilhas, favas), derivados (tofu, miso)
  5. Cereais e tubérculos – arroz, trigo, centeio, milho, quinoa, aveia e produtos derivados (pão, tostas, bolachas, massas, flocos de cereais) – de preferência integrais - e batata
  6. Frutos gordos e sementes – amendoim, frutos gordos (noz, amêndoa, caju), creme de frutos gordos (“manteiga” de amendoim e de amêndoa), sementes (chia, linhaça, papoila, sésamo)
  7. Gorduras - azeite e óleos vegetais, creme vegetal e manteiga*
  8. Ovo* – ovo, clara, gema de ovo, ovoprodutos e ovos de outras espécies.

*Não incluído numa dieta vegana.

Deves sempre privilegiar alimentos locais e sazonais, assim ajudas a preservar a sustentabilidade ambiental e económica. Em dietas vegetarianas importa ter um plano alimentar adequado e aconselhamos um acompanhamento nutricional de forma a evitar quaisquer défices nutricionais.

 

Na 2Yummy podes contar com este acompanhamento nutricional.

Marca já a tua consulta de nutrição online aqui.

 

 

Sale

Unavailable

Sold Out