A manteiga de amendoim é saudável?

A manteiga de amendoim é um produto alimentar obtido pela moagem do amendoim.

A nível nutricional é um alimento rico em vitamina E, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e magnésio. Fonte de gorduras benéficas ao nosso organismo e à nossa saúde cardiovascular, como as gorduras insaturadas, e rica em fibras e proteína, sendo assim considerada um produto alimentar saciante.

Apesar de ser uma boa e saudável fonte de gordura, continua a ser gordura, e como tal apresenta um teor calórico elevado (1g de gordura=9kcal).

Tendo em conta um exemplo da nossa loja, podemos verificar o que foi acima mencionado.

Energia 2456 KJ / 587 kcal
Lípidos 49,6g
dos quais saturados 8,8g
Hidratos de Carbono 10,2g
dos quais açúcares 4,5
Proteína 25,6g
Sal 0,006g
Fibra 8,9g

Por isso, o seu consumo deve ser moderado. A quantidade que deve consumir vai sempre depender do objetivo e das características individuais de cada pessoa.

Atualmente é possível encontrar muitas marcas de manteigas de amendoim, contudo nem todas são boas opções. Muitas manteigas de amendoim comercializadas em grandes superfícies podem conter um alto teor de açúcar, sódio ou aditivos.

Portanto, verifique sempre a sua lista de ingredientes, bem como o rótulo nutricional. Na hora da sua compra, escolha a manteiga de amendoim que seja feita apenas com amendoim, lembre-se, quanto menor a lista de ingredientes, melhor! Quanto mais natural for, mais saudável será. 

Relativamente à manteiga de amêndoa, que é outra alternativa de manteigas de frutos oleaginosos, é bastante semelhante no que diz respeito em que são ambas ricas em gorduras insaturadas. Em termos de macronutrientes, a manteiga de amendoim é mais proteica, contudo a de amêndoa tem mais fibra. Ambas apresentam grande poder saciante.

Uma vantagem da manteiga de amêndoa é que está não contém uma elevada taxa de contaminação por aflatoxina (são toxinas (micotoxinas) produzidas por algumas estirpes dos fungos do género Aspergillus), ao contrário da manteiga de amendoim.

Como são alimentos versáteis, podem ser utilizadas de várias maneiras:

  • Para barrar: Tortitas de arroz/milho; torradas; panquecas, pão;
  • Como topping: Papas de aveia, no iogurte, por cima de frutas (ex.: banana);
  • Adicionada a: batidos, bolos, queques, sobremesas, etc.

 

Para saber qual a melhor opção para si, contacte um nutricionista para o ajudar a atingir o seu objetivo de forma objetiva e saudável. 

Pode marcar a sua consulta de nutrição aqui

 

@dianasousanutri!

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