A Rainha do Natal: A Couve

Nesta época natalícia muitos são os alimentos que nos vêm de imediato à lembrança! Bem sei que para muitos a mente vai direitinha aos doces e fritos tradicionais… e está tudo bem! Devemos, sem dúvida, viver esta quadra na sua plenitude e desfrutar das suas iguarias, desde que seja de forma equilibrada e consciente.

Continuando a falar de tradição, não há Natal sem consoada e nesta não pode faltar a rainha da mesa…a Couve!

A Couve Galega merece especial destaque pela sua imensa riqueza nutricional! Tem apenas 25 kcal por 100g mas possui um elevado potencial antioxidante! É muito rica em vitamina C, betacarotenos (pró-vitamina A) , ácido fólico, cálcio, ferro, potássio e magnésio.  Contudo, há que referir que, nomeadamente, o cálcio vegetal é menos biodisponível do que o animal. Relativamente ao ferro, a sua absorção aumenta na presença da vitamina C.

É ainda de salientar a presença de fitoquímicos como os glicosinolatos, os quais estão bem estudados pela sua ação antioxidante e protetora a nível de diversos tipos de cancro.

Uma vez que parte dos nutrientes são perdidos no processo de confeção, sugiro cozer a couve a vapor ou utilizar a água de cozedura para uma sopa ou arroz.

Por todas estas razões, dê destaque à couve na ceia de Natal!

Não só terá todos estes benefícios nutricionais como ficará mais saciado e diminuirá o valor calórico do seu prato: sugiro que metade do prato seja preenchido com couve, ¼ com o bacalhau e o ¼ restante com batata ou grão. Coma devagar, mastigue bem os alimentos, saboreie, e desfrute em família.

 

Um Feliz e Nutritivo Natal para todos!

  

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@anacorreia.nutricionista

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