As batatas engordam? A batata doce é mais saudável?

 

Existem vários mitos relacionados com a alimentação, e principalmente à volta das batatas. Se analisarmos a composição nutricional da batata tradicional e da batata doce (por 100g), vamos encontrar o seguinte:

Por 100g Batata Tradicional Batata Doce
Caloria 80 110
Gordura 0 0

Hidratos de Carbono 

20 28
Açúcares 1 7
Fibra 1 3
Proteína 2


A batata tradicional, mesmo tendo menos hidratos de carbono que a doce, são hidratos de carbono de absorção rápida, ou seja, são absorvidos mais rapidamente pelo organismo, fazendo os níveis de insulina aumentarem.

Isto vai causar um pico de açúcar no sangue “glicémia” e de seguida uma baixa, resultando em menos saciedade e durante menos tempo.

Já na batata doce, os hidratos de carbono, são complexos e de índice glicémico baixo, ou seja de absorção lenta, não causando estes “picos na glicémia”, o que vai conferir mais saciedade e durante mais tempo.

Contudo, pelos valores acima, também podemos perceber que a batata doce é mais calórica, e que tem menos proteína que a tradicional. E aqui desmistifica-se o mito de que se pode comer à vontade e que não engorda.

Outra grande vantagem da batata doce em relação à batata branca é o seu teor em Vitamina A, que não existe na tradicional, e cerca de 100g de batata doce vão conferir quase na totalidade a recomendação diária desta vitamina.

Mas, a batata tradicional é também uma fonte importante de potássio, que tem como função, entre outras, diminuir a tensão arterial, pois é um vasodilatador natural.

Na minha opinão, enquanto nutricionista, é que não devemos definir qualquer que seja o alimento como “bom” ou “mau”, e tanto a batata doce, como a branca, devem fazer parte de uma alimentação saudável e equilibrada, pois ambas apresentam benefícios para a nossa saúde.

Moderação e quantidade são, para mim, as palavras-chave.

@sarafrazaonutricionista

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