Aveia - Quais os Benefícios?

 

A aveia foi um dos primeiros cereais a ser cultivado pelos humanos. É considerada um alimento funcional e apresenta um perfil nutricional extremamente interessante pelo seu teor de fibra e proteína, sendo também uma boa fonte de energia. 

Benefícios Nutricionais

A aveia é um cereal integral, com baixo índice glicémico, que contém vitaminas do complexo b, vitamina E, magnésio, potássio e zinco. A aveia tem um elevado teor de fibra logo tem um papel fundamental na regulação do trânsito intestinal, na prevenção de doenças cardiovasculares, na manutenção da saciedade e dos níveis de açúcar no sangue e consequentemente no controlo da diabetes. Relativamente à fibra esta encontra-se em maior quantidade na forma de fibra solúvel – denominada por betaglucanos.

Composição Nutricional

Flocos de aveia Por 100g
Energia (Kcal) 366 Kcal
Proteína 13,5 g
Lípidos (Gordura) 5,8 g
Dos quais monoinsaturados 3,5 g
Hidratos de Carbono 61,7 g
Fibra 6,7 g
Minerais  
Potássio 350 mg
Fósforo 220 mg
Magnésio 120 mg

Fonte: INSA - Tabela de Composição dos Alimentos

Utilização

Este cereal integral é uma boa aposta para quem quer ter uma alimentação equilibrada devido aos seus inúmeros benefícios, contudo deve ser ingerido em quantidade adequada dependendo das necessidades nutricionais individuais.

A aveia é bastante versátil e pode ser consumida sob a forma de flocos grossos, flocos finos, farelo ou até mesmo na forma de farinha.

Poderá entrar na confeção de panquecas, papas, bolos, bolachas, bolos ou apenas como guarnição de um iogurte.

 

Dica

Experimentem tostar os flocos de aveia no forno ou mesmo numa frigideira para ficarem mais crocantes (não é necessário qualquer adição de gordura).

Podem comprar aqui.

 

@anacorreia.nutricionista

 

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