Castanhas - Quantas posso comer?

Caminha o mês de Outubro para o final e há castanhas por todo o lado.

A castanha é o fruto do castanheiro, mas apesar de ser um fruto, não se enquadra em termos nutricionais com os seus semelhantes (como a maçã) e também não se enquadra com os típicos frutos oleaginosos (como as nozes).

Por esta razão as castanhas são equivalentes (falando nutricionalmente) aos túberculos (batatas) e aos cereais, devido ao se alto valor calórico (100g = 220 calorias)  e ao seu teor de hidratos de carbono (100g=45g de hidratos de carbono).

Contudo, fornecem também vários tipos de vitaminas e minerais importantes ao bom funcionamento do organismo(como vitamina C, vitaminas do complexo B, fósforo, potássio e magnésio) e são baixas em gorduras.

Devido ao seu alto teor de hidratos de carbono, mais propriamente ao teor de amido, as castanhas apresentam valores calóricos diferentes consoante o método de confeção.

1 Castanha Crua 1 Castanha Assada 1 Castanha Cozida
Calorias 31 11 20
Hidratos de Carbono (g) 7 2,3 4,4
Gordura (g) 0,3 0,1 0,2
Proteína (g) 0,4 0,2 0,3
Fibra (g) 2 0,3 0,4 

Por serem um alimento da época e ricas nutricionalmente as castanhas podem e devem fazer parte da alimentação diária, contudo, e devido ao seu valor calórico elevado devem ser consumidas com moderação.

A quantidade de castanhas que se “podem” comer diariamente vai variar de pessoa para pessoa  e do objetivo atual que possa ter, emagrecimento, aumento ou manutenção de peso.

6 Castanhas equivalem aproximadamente a:

  • 95g de Arroz
  • 80g de Massa
  • 140g de Batata doce
  • 160g de Batata branca
  • 50g de Aveia
  • 2 Fatias de Pão Integral
  • 6 Galetes de Arroz

Enquanto nutricionista recomendo comer castanhas preferencialmente a um lanche, em vez de comer pão/bolachas/fruta comer 4 a 6 castanhas ou em acompanhamento de uma refeição principal substituindo o arroz/massa/batata.

Evitar comer castanhas em cima da refeição como “sobremesa” ou como ceia, pois são um alimento calórico o que vai fazer aumentar e muito as calorias dessa refeição e se não houver  gasto energético suficiente, essas calorias a mais vão “acumular-se” e aumentar a massa gorda.

 

Na 2Yummy podes contar com um acompanhamento nutricional dedicado para te ajudar a atingir os teus objectivos de forma objectiva e saudável.

Marca já a tua consulta de nutrição online aqui.

 

@sarafrazaonutricionista

 

 

Sale

Unavailable

Sold Out