Os 10 Princípios da Dieta Mediterrânea
A Dieta Mediterrânea teve a sua origem nos países banhados pelo Mar Mediterrâneo ou que por ele são influenciados.
Incentiva um estilo de vida e alimentar mais equilibrado e saudável, com consequente impacto em termos de recursos naturais. No que concerne à alimentação, a Dieta Mediterrânea, promove que esta seja o mais natural e simples, no entanto com os fenómenos de globalização foi-se perdendo, aos poucos, sendo agora reavivada devido ao novo despertar para a saúde e para os problemas ecológicos.
10 Princípios da Dieta Mediterrânea-
Frugalidade e cozinha simples que tem na sua base preparados que protegem os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas;
-
Elevado consumo de produtos vegetais em detrimento do consumo de alimentos de origem animal, nomeadamente de produtos hortícolas, fruta, pão de qualidade e cereais pouco refinados, leguminosas secas e frescas, frutos secos e oleaginosas;
-
Consumo de produtos vegetais produzidos localmente, frescos e da época;
-
Consumo de azeite como principal fonte de gordura;
-
Consumo moderado de laticínios;
-
Utilização de ervas aromáticas para temperar em detrimento do sal;
-
Consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas;
-
Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais;
-
Água como principal bebida ao longo do dia;
-
Convivio à volta da mesa.
Em 2013, a Dieta Mediterrânea foi reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade, em Portugal pela UNESCO, reforçando juntamente com a evidência científica já existente, que se trata de um modelo cultural, histórico e de saúde.
Este padrão alimentar é visto como o mais saudável, havendo diversos estudos científicos que associam a Dieta Mediterrânea a uma maior longevidade e consequente diminuição de risco de desenvolvimento de diversas patologias, assim como o mais sustentável.
Por estas razões, devemos preservá-la assim como promovê-la nas diversas áreas, seja na cultura e turismo, saúde pública, agricultura, política e desenvolvimento económico.
Opte por um estilo de vida saudável e sustentável, aplicando as premissas da Dieta Mediterrânea no seu dia-a-dia!
Podem adquirir os legumes essenciais para a vossa Dieta Mediterrânea aqui!