Duelo: Cenoura Cozida vs. Crua

A cenoura é muito rica em vitamina A e apresenta ainda vitamina C, vitamina K, vitamina B, potássio e ferro.

A cenoura apresenta um forte poder antioxidante porque é rica em betacaroteno, um pigmento alaranjado, que lhe dá a cor. O betacaroteno tem uma ação antioxidante direta nas células da retina, e estimula a produção de melanina conferindo um aumento de proteção à pele por parte dos raios solares. 

A composição nutricional da cenoura pouco se altera sendo a mesma crua ou cozida, o que acontece é que cozendo a cenoura há uma pequena alteração da sua estrutura, ficando com uma maior perceção do sabor doce.

No entanto, a cenoura cozida apresenta um valor calórico ligeiramente menor, quando comparado com a cenoura crua.

Ao analisarmos a composição nutricional da cenoura, verifica-se que a cenoura crua tem 19 calorias por cada 100 gramas, enquanto a cenoura cozida contém 17 pela mesma quantidade. Quanto aos hidratos de carbono, a cenoura crua tem 4,4 gramas e a cenoura cozida tem 3,6. Apresenta ainda um o teor de fibra considerável.

Por 100g

Cenoura crua

Cenoura cozida

Energia, kcal

19

17

Água, g

92

91,7

Proteína, g

0,6

0,7

Hidratos de carbono, g

4,4

3,6

Lípidos, g

0

0

Fibra alimentar, g

2,6

3

Vitamina A total (equivalentes de retinol), ug

933

963

Caroteno, ug

5600

5780

Cálcio (Ca), mg

41

45

Potássio (K), mg

312

215

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos - INSA

 

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