Duelo: Couve-flor vs. Brócolos

Por 100g de alimento em cru

Bróculos Couve-flôr
Calorias 34 25
Gordura 0,4 0,1
Hidratos de Carbono 6,6 5,3
Proteína  2,8 1,9
Fibra 2,6 2,5

Os Brócolos e a Couve-flor por serem da mesma família, a sua composição nutricional é bastante semelhante, não apresentando alterações muito significativas em termos de nutrientes, talvez a única diferença seja no teor de vitamica C, a couve-flor tem quase o dobro em relação aos brócolos.

Contudo, ambos são ricos em:

  • Minerais: cálcio, potássio, ferro e zinco
  • Vitaminas: A, C, B1, B2, B6 e K
  • Fibras solúveis que ajudam e melhoram não só o trânsito intestinal como o mau colesterol.
  • Possuem ainda sulforafano, uma substância anti-inflamatória que previne o aparecimento de microlesões nos vasos sanguíneos, melhorando a saúde cardiovascular.

Por apresentarem um valor calórico muito baixo, são ideias para incluir em qualquer tipo de dieta e principalmente numa alimentação saudável.

Concluindo, temos um empate a nível nutricional, variar talvez seja o mais importante para conseguir tirar partido de todos estes nutrientes essenciais ao bom funcionamento do organismo.

 

@sarafrazaonutricionista

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