Duelo: Tâmaras vs. Figo Seco

 

 

Por 100g

tâmara

figo seco

 

macronutrientes

Energia, kcal

265

234

Hidratos de carbono, g

67,3

58,3

Proteína, g

2,5

2,3

Gordura total, g

0,3

0,6

Fibra, g

7,8

11,0

vitaminas

Vitamina A, ug

8,0

11

Vitamina B6, mg

0,19

0,22

Vitamina C, mg

0

1,0

minerais

cálcio, mg

50

235

ferro, mg

1,3

2,6

magnésio, mg

55

86

Potássio, mg

700

944

zinco, mg

0,3

0,3

Fonte: Tabela da Composição de Alimentos - INSA

 

As tâmaras são sempre consumidas sob forma de fruto seco enquanto os figos podem ser consumidos na sua versão fresco ou seca.

Os figos secos apresentam menos calorias e hidratos de carbono, mas mais fibra e maior teor vitamínico e mineral comparativamente às tâmaras.

O figo destaca-se pelo facto de ser menos calórico e pela sua complexidade nutricional, no entanto não significa que a tâmara nao seja um alimento com uma composição nutricional interessante e que não deva ser consumida.

Ambos são frutos secos pelo que deverão ser consumidos com moderação.

Dica: inclui as tâmaras na confecção de bolos/barritas de cereais pois darão consistência e substituem o açúcar adicionado nas mesmas.

 

@anacatarinacorreia_nutri

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