Duelo: Tofu vs. Tempeh

Em primeiro lugar é preciso entender o que são:

Tofu: é feito a partir dos grãos de soja, estes são demolhados, triturados e cozinhados em água, ao escorrer esta “água” depois de cozinhados obtém-se a bebida de soja.

O tofu é produzido a partir da coagulação da bebida de soja através da adição de minerais e depois modelado em cubos, como se faz na produção de queijo.

O tofu é uma boa fonte de proteínas e contém oito aminoácidos essenciais ao nosso organismo, para além de ser uma boa fonte de magnésio e de cálcio contém também ferro e ómega-3.

É uma boa alternativa à proteína de origem animal.

Apesar de ser baixo em fibras, o tofu tem propriedades prébioticas que ajudam a aumentar as bactérias benéficas do intestino, melhorando o trânsito instestinal.

Por apresentar um valor calórico reduzido pode e deve ser incluindo na alimentação de quem está em processo de emagrecimento, seja vegetariano/vegan ou não.

Por 100g

Tofu

Tempeh

Calorias

80

190

Gordura

5

11

Hidratos de Carbono

1

9

Açúcares

˂1

˂1

Proteína

9

18

Fibra

0,5

5

 

Tempeh: é produzido através da junção de grãos inteiros (apenas de um tipo ou mais variedades, o mais comum é o grão de soja) e do fungo Rhizopus Oligosporus que depois são fermentados entre 24 a 36 horas.

Devido a esta fermentação torna-se uma boa fonte de probióticos (bactérias benéficas do intestino) que ajudam a melhorar a saúde digestiva.

Na sua composição apresenta ainda isoflavonas de soja que aumentam a atividade antioxidante do organismo.

É um alimento extremamente nutritivo, rico em proteína e em fibras.

É também uma boa fonte de manganês, fósforo, vitamina B2, magnésio e cálcio. Sendo  estes melhor absorvidos pelo organismo devido ao seu processo de fermentação.

Qual o mais saudável?

Ambos são alimentos provenientes da mesma fonte, a soja. Logo são muito semelhantes.

Contudo, como o tempeh passa por um processo de fermentação, este acaba por ter mais benefícios nutricionais.

O tempeh, apesar de ter mais calorias e hidratos de carbono que o tofu, tem muito mais proteína, fibra e vitaminas.

Além disso é também um produto alimentar menos processado que o tofu.

Assim, o tempeh pode ser considerado mais saudável.

 

 

@sarafrazaonutricionista

Sale

Unavailable

Sold Out