Gorduras Boas e Más

Gorduras Boas

São chamadas de gorduras não-saturadas, como as monoinsaturadas e as polinsaturadas. São gorduras que contêm ácidos gordos essenciais (omega-3 e omega-6) e são líquidas à temperatura ambiente.

São fonte deste tipo de gorduras os seguintes alimentos:

  • Peixes Gordos (salmão, cavala e sardinha)
  • Azeite
  • Óleo de Girassol
  • Nozes
  • Sementes
  • Abacate

Este tipo de gorduras deve ser privilegiado, pois ajuda a diminuir o mau colesterol (LDL) e a manter uma boa saúde cardiovascular.

Gorduras Más 

São gorduras Saturadas e Trans/Hidrogenadas e são sólidas à temperatura ambiente. 

As gorduras saturadas aumentam o colesterol, que pode levar à obstrução de artérias e graves problemas cardíacos.

São exemplos de gorduras saturadas:

  • Manteiga, queijos gordos
  • Produtos de salsicharia e charcutaria
  • Banha de porco
  • Óleo de coco e óleo de palma

As gorduras trans ou hidrogenadas são fabricadas  pelo homem, num processo  chamado de hidrogenação.

Este processo permite conservar  na forma sólida certos óleos vegetais e depois utilizado pela indústria alimentar.

Contudo este tipo de gorduras têm um impacto negativo na saúde, pois diminuem os níveis de colesterol bom (HDL) e aumentam o mau colesterol (LDL).

São exemplos deste tipo de gorduras:

  • Bolos, bolachas, chocolates e produtos de pastelaria industrial
  • Creme vegetal para barrar
  • Fast Food
  • Certos tipos de cereais de pequeno-almoço
  • Refeições pré-feitas

Para uma alimentação saudável, as gorduras provenientes de diferentes alimentos, são essenciais ao bom funcionamento do organismo, quando consumidas nas proporções recomendadas (não excedendo 30% de valor energético diário de cada pessoa e dependendo do seu estado de saúde).

Quando consumidas em excesso levam a aumento de peso/obesidade, aumento de colesterol e problemas cardíacos graves.

Como diminuir o consumo de gorduras más?

Algumas medidas que pode fazer na sua alimentação diária que vão ajudar a diminuir o consumo de gorduras más:
  • Preferir carnes magras (frango e perú)
  • Evitar alimentos fritos
  • Não comer a pele da aves
  • Substituiu os lácteos gordos pela versão magra
  • Ter atenção à quantidade de manteiga ou creme vegetal que utiliza
  • Reduzir o consumo de alimentos processados, como bolachas, refeições pré-feitas, entre outros
  
Aconselhamos sempre o acompanhamento nutricional para que possa ter uma alimentação mais equilibrada e saudável. Pode marcar a sua consulta de nutrição aqui
 
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