Imunidade - O que é? Como melhorá-la?

Com a chegada do Outono e como o tempo mais frio é comum aparecerem  as doenças típicas deste período – gripes e constipações.

E para proteger-se delas é importante ter o sistema imunológico a funcionar em pleno.

A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo contra substâncias estranhas que podem causar doenças.

O sistema imunológico é o responsável por desencadear esse processo de defesa, de manter o equilíbrio e o bom funcionamento do nosso organismo. Para além de proteger, evitando o aparecimento de doenças, a imunidade pode ainda impedir a progressão de determinada doença já presente no organismo.

Certas doenças, disfunções (como o caso da diabetes), o uso de determinados medicamentos e uma alimentação desadequada, podem contribuir para uma baixa imunidade, ficando o organismo mais susceptível a infeções.

A chave para melhorar a imunidade é a adoção de um estilo de vida saudável.

Ter uma alimentação equilibrada é fundamental para que o sistema imunológico funcione corretamente.

É importante ingerir determinados alimentos que pelo seu teor elevado de determinadas vitaminas e minerais garantem um aumento da imunidade, são eles:

  • Frutas cítricas, como a laranja, tangerina, limão e o kiwi, por serem fontes de vitamina C, um excelente antioxidante.
  • Frutos secos e sementes, como amêndoas e sementes de abóbora, por serem ricos em vitamina E e minerais como o zinco, que reforçam o sistema imunitário.
  • Verduras de folha verde, como espinafres, couves, etc., por serem ricos em fibra, vários minerais e vitaminas que melhoram o sistema imunitário.
  • Batata doce e vegetais de cor amarela e laranja, por serem ricos em vitama A.
  • Cogumelos, ricos em selénio, antioxidantes e vitaminas do complexo B que fortalecem o sistema imunitário.
  • Alho, por apresentar substâncias que estimulam a actividade celular do sistema imunitário.
  • Iogurte natural, por ser fonte de probióticos (bactérias benéficas para o intestino) que reforçam as defesas do organismo.
  • Spirulina, Cúrcuma e Gengibre, super-alimentos que reforçam e melhoram o sistema imunitário.

 

Como podemos perceber é possível manter e melhorar a nossa imunidade apenas fazendo uma alimentação saudável e equilibrada, contudo existem situações em que a suplementação de determinada vitamina ou mineral possa fazer sentindo, mas sempre com recomendação/prescrição do seu médico ou nutricionista.

A recomendação que aqui deixo para melhorar e reforçar o sistema imunológico nesta entrada de Outono é simples e eficaz:

Faça um alimentação saudável, coma verduras e legumes nas principais refeições, coma frutas da época nas refeições intermédias, beba mais água ou chás, como o de gengibre, ao longo do dia, pratique alguma actividade física sempre que poder e dedique alguns minutos do seu dia a relaxar em alguma actividade que lhe dê prazer.

Se mesmo assim sentir que a sua alimentação não é a mais adequada ou que gostaria de a melhorar, contacte um nutricionista.

 

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@sarafrazaonutricionista

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