O que comer antes de ir dormir?

 

Quantas vezes antes de dormir o seu apetite não lhe pregou partidas? Quantas vezes abriu um pacote de bolachas, atacou os cereais ou agarrou-se aos frutos secos ou uma tablete de chocolate? Será que faz as escolhas mais equilibradas antes de ir para a cama?

Porque este é um problema comum para muitas pessoas, e porque as más escolhas nesta altura do dia podem comprometer não apenas o seu peso, mas também prejudicar o seu sono, esta publicação deixa-lhe algumas ideias de snacks antes de ir dormir.

Mas atenção!!

Se está com fome antes de ir dormir pode também ser sinal que não está a ingerir as quantidades certas ao jantar, por exemplo, provocando a ingestão alimentar mais tarde. Para minimizar este apetite noturno, o objetivo essencial é sentir-se saciado ao longo do dia e, assim, não cair na tentação de comer ao final da noite. Assim, sendo ao longo do dia deve:

FRACIONAR REFEIÇÕES

Comer várias vezes ao dia é essencial para que o seu organismo não sinta nenhuma necessidade. O segredo é prevenir em vez de remediar: coma antes de ter fome, aumentando assim a probabilidade de fazer as escolhas mais acertadas.

COMER DE FORMA EQUILIBRADA AO LONGO DO DIA

A regra de comer várias vezes ao dia é importante, mas acima de tudo, deve fazer as escolhas certas e distribuídas ao longo do dia de acordo com as suas necessidades energéticas.

OPTE POR REFEIÇÕES CONSISTENTES

Privilegie alimentos ricos em proteína de alto valor biológico (ovos, carne peixe, substitutos de carne, iogurtes, queijos magros), gordura de boa qualidade (frutos oleaginosos, abacate, azeite, por exemplo) e alimentos ricos em fibra ( cereais integrais como a aveia, leguminosas, fruta e vegetais). Todos eles garantem e prolongam a saciedade.

COMA DEVAGAR E MASTIGUE BEM OS ALIMENTOS

A sensação de saciedade não é imediata após comer, leva tempo.

PREFIRA REFEIÇÕES QUENTES

Transmitem conforto gástrico e, portanto, o organismo associa-os à saciedade

MANTENHA-SE BEM HIDRATADO

A desidratação pode produzir uma sensação semelhante à fome. Por isto mesmo, mantenha-se hidratado! Uma forma de avaliar, é através da cor da sua urina. Esta deverá ser clara e sem cheiro

ALIVIE O STRESS E CONTROLE A ANSIEDADE

Muitas vezes, a fome que sente ao fim do dia está relacionada com a elevada carga emocional e com o stress acumulado. É a conhecida fome emocional.



Se mesmo assim tiver fome antes de ir dormir, não desespere. Pode fazer uma snack a horas tardias desde que saiba escolher os alimentos certos, e nas quantidades certas.

 

Vê o próximo post para saberes quais são os snacks noturnos que deves privilegiar.

 

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