O que comer antes de um treino?

 

Muitas são as dúvidas por parte da população praticante de exercício físico relativamente ao que se deve comer antes de um treino.

A nutrição desempenha um papel fundamental na saúde e no rendimento do indivíduo ativo e praticante regular de exercício físico.

A refeição pré-treino tem como objetivo:

  • Fornecer energia adequada ao organismo;
  • Maximizar as reservas de glicogénio hepático e muscular;
  • Restaurar as reservas de glicogénio hepático (especialmente quando o exercício é feito de manhã);
  • Garantir uma boa hidratação ao longo do exercício;
  • Prevenir a fome;
  • Minimizar o risco de eventuais lesões musculares.

Assim, tente que a sua refeição pré-treino seja composta por:

  • Refeição ligeira com alimentos familiares, que potencie um rápido esvaziamento gástrico.
  • Isenta de alimentos que possam potenciar problemas gastrointestinais;
  • Rica em hidratos de carbono;
  • Moderada em proteína, pobre em gordura e fibra (devido a sua digestão ser mais lenta e pode causar mal-estar gástrico ao longo do exercício físico).

Saber o que comer antes de um treino vai depender muito do timing na qual essa refeição é realizada. Não existe nenhuma refeição extra muito menos especial para esse fim. Normalmente a sessão de treino situa-se entre duas refeições do nosso dia, para isso basta ajustar tanto a quantidade como a qualidade das mesmas.

Em termos de recomendações, sugere-se que:

1-2 horas antes a refeição pré-treino seja composta por:

                Hidratos de carbono de baixo índice glicémico

                Alguma Proteína

                Pobre em Gordura e Fibra

<1 hora antes:

Hidratos de carbono de alto índice glicémico e rápida digestibilidade

               Proteína de absorção rápida (opcional)

               Sem Gordura e Fibra

 

A seleção dos alimentos e as suas respetivas quantidades vai depender do seu objetivo, dos seus gostos pessoais, das suas necessidades e particularidades individuais (intolerâncias, capacidade intestinal, etc). Para saber qual a melhor opção para si, contacte um nutricionista para o ajudar a atingir o seu objetivo de forma objetiva e saudável.

 

Aconselhamos sempre o acompanhamento nutricional para que possa ter os seus pré-treinos no seu plano alimentar de forma equilibrada e saudável. Pode marcar a sua consulta de nutrição aqui

 

 @dianasousanutri!

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