Os 7 Benefícios da Sopa

 

Sopa sim, sem dúvida!

A sopa é um prato, com uma tradição inquestionável na nossa gastronomia, devendo esta ser mantida e o seu consumo ser transversal a todas as idades e a qualquer estado de saúde.

Existem diferentes tipos de sopa; quentes ou frias, com ou sem batata, com ou sem leguminosas, com uma grande variedade de vegetais sazonais e superalimentos, pelo que a sua versatilidade nos permite fazer receitas diferentes, e ainda adaptadas a cada estação assim como a cada paladar e objetivo.

Existem inúmeros benefícios ao consumir sopa, dos quais se destacam:

1. Elevada composição nutricional devido à presença de hortícolas (legumes e vegetais), os quais são fornecedores de vários nutrientes reguladores, nomeadamente vitaminas e minerais, assim como de antioxidantes e também de fibra, a qual ajuda a regularizar o funcionamento intestinal;

2. A ingestão de vitaminas hidrossolúveis, as quais têm funções específicas no nosso organismo, nomeadamente no reforço da imunidade, na absorção assim como em funções de desintoxicação, 

as quais se encontram na água da cozedura dos vegetais, a qual não é descartada;

3. Fácil digestão, uma vez que a cozedura dos ingredientes em água amoloece e hidrata a fibra vegetal;

4. A sua riqueza em água, contribuindo para uma correta hidratação;

5. O poder saciante precoce e contínuo, uma vez que quando consumida no início da refeição, promove, a libertação gradual de insulina, o que por sua vez evita o consumo excessivo do prato principal, pelo que tem numa alimentação saudável e particularmente nos casos de excesso de peso e obesidade um papel importante;

6. A confecção saudável, simples e rápida, podendo a mesmo ser guardada em unidoses e aquecer aquando o consumo;

7. É uma opção bastante económica na medida em que com uma relativa variedade de alimentos conseguimos obter um grande rendimento.

 
Ainda assim, é relevante modificar alguns erros comuns na confecção das sopas, nomeadamente a adição excessiva de gordura (geralmente não adicionada no final da cozedura), a trituração e cozimento demasiado dos legumes, pois provoca a perda da estrutura das fibras e aumenta o teor de açúcares livres, e ainda um erro habitualmente verificado é a adição excessiva de sal, o qual deverá ser substituído por ervas aromáticas.

 

 

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@anacatarinacorreia_nutri

 

 

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