Os 8 Benefícios do Psyllium

 

De origem asiática, o Psílio ou Psyllium é uma fibra solúvel obtida através das sementes de plantas da família Plantago. Estas são usadas para formar um pó com uma capacidade elevada de absorção, e é na sua casca que se encontram os benefícios estudados.  

O psyllium é uma das fibras mais estudadas no que diz respeito à prevenção e tratamento da obstipação, sendo cada vez mais usada no controlo metabólico. 

Benefícios 

  1. Efeito prébiótico - Estimula o crescimento e atividade das bactérias probióticas, servindo de alimento para estas. Uma flora intestinal saudável é essencial para combater infeções, reduzir a inflamação e manter células e tecidos saudáveis.
  2. Apoia no tratamento da obstipação - é o benefício mais estudado e comprovado cientificamente. Pelo facto de ser uma fibra solúvel, absorve a água no cólon, aumentando o volume e incrementando o conteúdo fecal. Para além disso, estimula a contração das paredes do cólon, promovendo a motilidade intestinal.
  3. Alívio da diarreia - Sendo uma fibra que absorve água, pode aumentar a espessura das fezes e retardar sua passagem pelo cólon.
  4. Aliado no tratamento de doenças inflamatórias intestinais - Doença de Crohn ou colite ulcerosa)
  5. Efeito Hipolipidémico - Vários estudos, tanto em modelos animais como humanos, associam o psyllium a melhorias marcadas do perfil lipídico e diminuição do risco cardiovascular
  6. Controlo dos valores da glicemia - As fibras hidrossolúveis são conhecidas pelo seu papel no controlo da glicemia e das concentrações de insulina, após as refeições, em diabéticos não insulino-dependentes
  7. Controlo do apetite - As fibras têm a capacidade de promover maior saciedade, sendo interessante, por isso, em processos de emagrecimento
  8. Na culinária, é muito utilizado como espessante, fazendo com que as receitas fiquem mais consistentes, podendo reduzir a quantidade de farinha utilizada, por exemplo. 

 

Como Consumir?

Para engrossar sopas, papas de aveia, smoothies, sumos de fruta ou na preparação de pão, panquecas e bolachas.

 

Quantidade Recomendada

As necessidades diárias de fibra são de 25g para as mulheres e 30g para os homens. 

O Psyllium da Iswari sugere a toma de 10g (equivalente a 2 colheres de chá) em duas tomas diárias, correspondente a aproximadamente 9g de fibra.

Se o objetivo for o controlo da obstipação aconselha-se a toma 30 minutos antes das refeições do almoço e jantar. No entanto, a escolha das dosagens não dispensa o aconselhamento de um profissional de saúde.


Nota: É importante aumentar o consumo de água quando aumentamos o consumo diário de fibra na nossa alimentação!

 

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