Qual a importância de tomar o pequeno-almoço?

O pequeno-almoço é sem dúvida uma das refeições do dia mais importante pois:

- fornece ao organismo a energia e os nutrientes necessários, para começar o dia da melhor forma;
- contribui para uma distribuição alimentar  e energética mais equilibrada ao longo do dia;
- melhora o rendimento intelectual, a memória e a concentração;
- está associado à manutenção de um peso adequado;
- promove a adoção de hábitos alimentares saudáveis;
- influencia positivamente o humor, devido à reposição de glicose no sangue.

  

São muitas as vantagens da primeira refeição do dia, mas afinal qual é a composição de um pequeno-almoço saudável?

Um pequeno-almoço saudável deve ser constituído por:

1) Laticínios
2) Cereais e derivados
3) Fruta

 

Deixamos aqui duas opções que para te inspirar:

Opção 1
 
Pão (preferencia integral, de centeio, com sementes ou de mistura, pois são mais ricos em fibra, vitaminas e minerais)
+
Queijo (preferir queijos magros, <30% de gordura, e com redução de sal)
+
Tomate (juntar nas sandes enriquece com mais vitaminas)
+
Orégãos (as ervas aromáticas conferem sabor e são um ótimo substituto do sal)

 

Opção 2
 
Iogurte (ricos em cálcio e proteínas, privilegiar os iogurtes magros e sem açúcar)
+
Granola (preferir as granolas sem açúcar, podes sempre fazer a tua em casa)
+
Maçã (juntar fruta fresca e da época é sempre uma ótima ideia, são fonte de fibra, vitaminas e minerais)
Canela (esta especiaria confere uma sensação de sabor doce, sendo um ótimo substituto do açúcar.

 

 

Para saber qual a melhor opção para si, contacte um nutricionista para o ajudar a atingir o seu objetivo de forma objetiva e saudável. 

Pode marcar a sua consulta de nutrição aqui

  

@anacatarinacorreia_nutri

 

 

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